07 junho 2012

Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte:   http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011

Curas Divinas (Parte 4) - O Endemoniado de Gadara. - Há um poder extraordinário na voz e na Palavra de Jesus.





Ação dos demônios sobre o corpo físico
Pelo pensamento e pela vontade, o demônio age sobre as pessoas, impregnando pensamentos ruins e sentimentos negativos. É ele que sempre nos diz que nós não iremos conseguir! Ele coloca perturbações, doenças orgânicas ou psíquicas. Jesus afirma essa relação espírito-corpo nas enfermidades, ao dizer, quando curava alguém: "Os teus pecados estão perdoados", isto é, Ele ia primeiro na causa depois no feito. Não existe corpo humano sem espírito. O Homem é formado de corpo e Alma, por isso na cura não basta agir só sobre a carne ou só sobre o corpo, é preciso atingir a realidade como um todo.
Há um poder extraordinário na voz e na Palavra de Jesus. Vejamos, agora, este poder!
O endemoninhado de Gerasenos (Lc 8; Mt 8,28-34; Mc 5,1-17)
O poderoso Jesus peregrinava de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, pregando e anunciando a boa nova, acompanhado pelos doze discípulos e por algumas mulheres, entre as quais, Maria Madalena, Joana de Cusa e Susana.(Lc 8,1-3). À certa altura, havendo se ajuntado ao seu redor grande multidão, anunciou a Parábola do Semeador (Lc 8,5-15). Os discípulos perguntaram-Lhe qual o significado, o sentido profundo da parábola. Jesus lhes respondeu: a semente é a palavra de Deus. Os corações dos homens são a terra onde ela cai; os homens ouvem a palavra de Deus com o coração, porém irão atendê-la e observar-lhe os desígnios conforme a terra é cultivada e adubada. Precisamos adubar e cultivar a terra, ou seja, preparar o nosso coração para receber a cura ou o milagre.
Um pouco adiante, no mesmo capítulo (Lc 8,26-39), vemos Jesus e os discípulos atravessando de barco o lago de Genesaré, para um ponto quase oposto a Cafarnaum, aportando à terra dos gerasenos defronte à Galiléia. Logo que saltou em terra, saiu-Lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, andava completamente nu, não morava em casa, mas nos sepulcros; tendo sido muitas vezes preso com grilhões, cadeias e correntes. Mas, meu amado, nada o detinha. As correntes eram despedaçadas por ele. Os grilhões eram esmigalhados! Como não devia sofrer este homem atormentado pela loucura. Ninguém o podia domar, estava em grande miséria. Sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e, nos montes, ele gritava e feria-se com pedras, ele era um perigo para a vizinhança! Ninguém podia dominá-lo até aparecer O poderoso Salvador! Quantas pessoas que não estão atormentadas pela loucura da drogas, do álcool, da prostituição? Quantas pessoas não têm se ferido com estas pedras, ferindo pessoas que estão em sua volta.
Acercando-se do Mestre, disse-lhe: "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!" E o Mestre, imperturbável, perguntou-lhe: "Qual é o teu nome?" E o possesso respondeu: "Legião, é o meu nome, porque somos muitos a perturbar este homem." Ordena, então, o poderoso Jesus, sem titubear: "Sai desse homem, espírito imundo!" Que grande Mestre, o Senhor veio para salvar os perdidos.
A semente é poderosa palavra de Deus. O semeador é o próprio Mestre. As semeaduras são Sua doutrina, Seus exemplos, Seu Evangelho (a Boa Nova). Jesus, portanto, é o verdadeiro e excepcional Filho de Deus, portador da semente que liberta todos nós. Ele é o Verbo que se fez carne, o Profeta dos profetas. Sabe-se, entretanto, que Jesus, o pregador ambulante nada escreveu; aliás, a única coisa que ele escreveu foi apagada na areia. Porém, suas palavras estão escritas no coração de todos os homens, onde nada poderá apagar! As multidões se espremiam para ouvi-Lo, fosse nas planícies, nas montanhas ou na beira do Tiberíades, pelas aldeias, cidades ou nas sinagogas. Jesus pregava a Palavra de Deus com poder e que poder! Passaram séculos e a boa semente continua fazendo efeito, passaram-se anos e a poderosa palavra de Jesus continua afiada a transformar e curar os corações! Como é bom viver sobre influência da poderosa palavra de Deus! No caso do possesso de Geraseno, um homem em franca subjugação pela influência de inúmeros espíritos impuros, a ponto de se apresentarem sob a identificação comum de "legião", bastou uma palavra do nosso Rei, breve e resoluta "Sai!", para atingi-lo, como um raio surgido do horizonte. Impressionante o efeito da palavra de Deus. Parece o tsunami, que quando veio, varreu a Ásia, levantou casas para o ar, colocou navios nas ruas, prédios vieram ao chão, foi um estrago. A palavra do Senhor fez com que uma legião de demônios fosse para uma vara de porcos que pastava nas imediações. O homem prontamente caiu em si, recuperando a lucidez e retornando à cidade. Jesus, que homem tremendo, que brilho em Suas palavras!
O curado assentou-se aos pés de Jesus, estava calmo e vestido. Que testemunho maravilhoso! O Geraseno tornou-se uma testemunha, pois ele anuncia em toda decápole o que Jesus fez! A multidão pediu que Jesus se afastasse da cidade: medo do poder de Deus!
A palavra que saí da nossa boca pode também fazer muito estrago, ela é um instrumento do bem ou do mal. Quando determinamos que não ficaremos curados, pode ter certeza, nada nos dará saúde! Temos que tomar muito cuidado com aquilo que expressamos, somos responsáveis por aquilo que sai de nossas bocas, a boca fala do que o coração está cheio! As palavras são expressão dos nossos sentimentos e pensamentos mais íntimos! A nossa palavra é resultado daquilo que está alojado em nosso coração. As palavras são as sementes que plantamos nos corações que nos entrecruzam o caminho. A palavra tem uma força em si, pois ela pode oprimir ou libertar.

Juninho - Missao IDE.
Fonte:

 http://www.missaoide.com.br/juninho/

Total de visualizações de página