22 maio 2012

A Kénosis da Trindade. Toda a vida de Jesus foi uma vida kenótica, pois Ele se fez um com o outro, viveu para o outro.





"Amados, nosso Deus é Uno e Trino... Trindade é revelação última e plena do nosso Deus todo-poderoso. Como pode um só Deus e três pessoas! Mistério? Não! Isso é o mistério! E esse mistério é a revelação central da fé cristã. Todas as outras verdades são decorrentes dessa verdade suprema.
Deus escolheu uma maneira para se manifestar à humanidade, e o caminho por Ele escolhido recebe o nome de Kénosis. O Pai onipresente, o Verbo onipotente, o Espírito Onisciente querem se manifestar ao mundo. Eles, ou melhor, Ele (a Trindade) quer se revelar e agir na história. Sendo Ele o todo-poderoso, era de se esperar que viesse ao mundo com toda a pompa dos imperadores e reis, mas não... Deus se aproximou do ser humano de uma tal maneira que em Jesus se tornou humano.
Sendo assim, podemos dizer que a cruz é a expressão máxima da Kénosis do Filho. Mas o que é kénosis? Kénosis é sair de si, ir ao encontro do outro, aproximar-se do outro. Aliás, toda a vida de Jesus foi uma vida kenótica, pois Ele se fez um com o outro, viveu para o outro. A kénosis do Pai talvez tenha sido a mais dolorida, pois Ele viu o seu Filho crucificado e ficou no céu aniquilado, sem poder fazer nada... O Pai se despoja inteiramente por amor a nós. Ele abre mão de ser o Pai todo-poderoso, o Pai glorioso, para ser o Pai amoroso, que vai ao encontro do homem com o sangue de Seu Filho nas mãos...
Creio que a kénosis mais difícil foi a do Espírito. Na descida em pentecostes, Ele quis ficar oculto dentro do Homem!!! Ele escolheu agir hoje por meio das limitações, da nossa realidade humana que é frágil e pecadora...
É preciso lembrar que em Deus sempre há um movimento kenótico. Uma pessoa da Trindade está sempre inteira dentro da outra. É a chamada pericoresis: O Pai, o Verbo e o Espírito Santo estão inteiros um dentro do outro. É a comunhão trinitária, ao passo que qualquer obra de Um é a obra singular da Trindade. Foi Jesus quem morreu na cruz? Sim, mas Ele estava completamente mergulhado no Pai e no Espírito. Assim, podemos dizer que, quando Jesus morria, era Deus que morria, quando era sepultado, Deus era sepultado.
Deus nos chama a uma espiritualidade kenótica: aquela que nos faz sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro, fazendo-nos um com o outro, vivendo para o outro. Somos chamados a nos configurar em Jesus, assemelhando-nos a Ele em tudo. Devemos nos perder em Jesus e ser nada, para que Ele seja tudo em nós!
É preciso dobrar os joelhos diante daquele que se aniquilou que se esvaziou que se despojou, para que tenhamos vida e possamos adorá-lo.

Oração: Senhor faça em nós a tua vontade para que possamos ser como Maria, despojados de nós mesmos e voltados para o outro!
Seu pequeno irmão na fé",
Juninho - Missão IDE
http://www.missaoide.com.br/juninho/

Em Busca da Santidade!


 Tessalonicenses 5-23
“Que o próprio Deus da paz conceda a vocês a plena santidade. Que o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados de modo irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem chamou vocês é fiel e realizará tudo isso.” Palavra do Senhor: Graças a Deus.





Estas são as saudações finais que Paulo faz na Primeira carta aos Tessalonicenses, onde ele diz  que o “Espírito, o corpo e a alma”, somos nós, nos dias de hoje  em uma forma concreta, desejando que Deus, nos conceda a santidade!
E nós como cristãos buscamos constantemente, seja em nosso trabalho, escola, em nossos relacionamentos afetivos, familiares, fraternos, porem muitas vezes nos deparamos com a carta que o mundo nos escreve dia a dia, onde tudo é permitido, onde tudo é muito bom, porem queridos irmãos, nada é verdadeiro, tão concreto como a Palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, o mundo se esconde dentre mascaras que nos enganam facilmente amados, porem o que muitas vezes pensamos é no amor e na misericórdia de Deus, sempre adiando a nossa reconciliação com Deus, nosso arrependimento pra depois, e nos esquecemos de que a vinda do Senhor será de repente, ainda na mesma carta, um pouco antes no versículo 2 Paulo diz que “ o dia do Senhor chegará como um ladrão a noite”, então queridos irmãos, devemos nos reconciliar agora com Deus, não é amanhã, não é o mês que vem, é uma decisão que devemos tomar, e tomar agora, tomar agora para que possamos na vinda de Jesus estarmos buscando a santidade verdadeiramente, vivenciando esta busca,  pois ai sim querido irmão, o amor, a misericórdia, a compaixão de Jesus, reinará na sua vida, sua vida eterna, no reino dos céus que você vem buscando a cada dia!
Em 1 Macabeus 3-59 a palavra de Deus diz: “ É melhor morrer na batalha do que ficar olhando a desgraça do nosso povo e do nosso Templo.Seja feita a vontade de Deus”.Queridos, que hoje, agora, quando você estiver lendo esta pregação, desejo do fundo do meu coração, que você tome essa decisão de buscar a santidade, buscar o reino de Deus,que o Espirito Santo de Deus desça sobre você e você reze pelo seu irmão que não está vivenciando esta busca, porque este seu irmão faz parte do povo de Deus, e Deus com certeza quer ele nos céus que é o nosso Templo.Que busquemos este Templo pra nossas vidas, que possamos se doar por aqueles que ainda não buscam a vida nesse Templo, que verdadeiramente possamos em nome de Jesus Cristo de Nazaré, lutar, pelo povo, e pelo Templo de Deus.Que assim seja!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo pela vida de cada um de vocês.
Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no principio, agora e sempre! Amem.
Paz e Bem povo santo de Deus
Everton Novaes
Coordenador Min. Comunicação Social e Pregador GO Cristo Vive
Maringá-PR


Total de visualizações de página