14 janeiro 2012

O sinal da Santa Cruz.



A cruz redentora:
O amor misericordioso de Deus Pai decidiu salvar a humanidade de seus crimes e pecados para dar-lhe a eterna salvação. Esta salvação foi realizada por meio de Jesus, que veio à humanidade, inaugurou o Reino de Deus, morreu, ressuscitou e voltou para os Céus. Mas por decisão de Deus Pai, seu Filho Jesus deveria “pagar” o perdão e a salvação da humanidade com o “preço” de sua vida, entregue até à morte, e morte pela cruz. Jesus morreu crucificado porque essa era a exigência de Deus Pai para salvar a humanidade. Que mistério!
É dessa forma que a cruz, antes instrumento de condenação à morte, agora se tornou instrumento de salvação eterna. Essa transformação misteriosa e maravilhosa ocorreu porque Jesus a abraçou e nela deu sua vida por amor ao Pai, à humanidade e a cada um de nós.
A cruz recebeu seu novo significado na pessoa de Jesus. Separada e independente de Jesus, ela não tem sentido algum. É em relação a Jesus, o filho de Deus e Salvador, que a cruz se tornou símbolo e fonte de salvação para todos os que n’Ele crêem e seguem Seus passos. A cruz tornou-se, assim, um sinal eloqüente do infinito amor de Jesus por nós e um símbolo muito significativo e muito usado pelos discípulos de Jesus.

Nosso sinal:
A cruz é a “marca”, o “carimbo”, o “decalque”, o “logo-tipo” do cristão. Onde há uma cruz se quer lembrar Jesus, o Salvador. Onde há uma cruz se quer declarar a fé no crucificado, pelo qual se “recebe o perdão dos pecados” (Atos 3, 19) e a salvação eterna.
A cruz está presente onde há um discípulo de Jesus. Quando fomos batizados, bem no início da celebração, logo após os pais declararem o nome que dão ao filho, o ministro, os pais e padrinhos “traçam o sinal da cruz” na fronte do batizando. Qual o significado desse gesto? O batizando é “marcado”, “carimbado” com o sinal dos discípulos de Jesus. Imaginemos que a fronte do batizando fosse marcada com uma cruz bem vermelha (do sangue de Jesus) e que ela nunca mais pudesse ser apagada. Onde o batizado estivesse todos saberiam que ele é cristão, discípulo de Jesus. [...] é exatamente esse o significado da “imposição da cruz” no batismo. A partir de então, o batizado “pertence” a Jesus, e é salvo por Jesus crucificado e ressuscitado. A partir do batismo o cristão passa a ter direito de receber todas as graças de salvação e santificação, para toda sua vida cristã, alcançadas e merecidas por Jesus crucificado e ressuscitado. 

A bênção com a cruz:
Entre nós católicos, todas as bênçãos dadas pelo Papa, pelos bispos e pelos sacerdotes, quer sobre pessoas vivas ou falecidas, quer sobre residências, sobre objetos religiosos, sobre veículos etc, sempre se traça o sinal da cruz. Por quê? Porque foi do alto da cruz que Jesus conquistou todas as graças que já foram dadas e as que ainda serão concedidas. Traçar a cruz significa atrair e aplicar, sobre aquele ou aquilo que é abençoado, as graças e bênçãos de Jesus crucificado e ressuscitado.
Quando o Papa, o bispo ou o padre traçam a cruz para abençoar, dizem: “abençoe-vos o Deus todo poderoso, o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo”. (Essas palavras podem mudar um pouco, de acordo com o que esteja sendo abençoado). Todas as bênçãos do Pai providente, do Filho unigênito e do Espírito Santo foram conquistadas por Jesus cruscificado, e comunicadas agora por meio do sinal da cruz.
Traçamos todos os dias, diversas vezes, sobre nós, o “sinal da cruz”. Principalmente quando iniciamos alguma oração. É preciso fazê-lo consciente e não maquinalmente. Com devoção, e não como uma rotina vazia. Ao fazê-lo, em geral, dizemos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Na verdade, é como se disséssemos (e podemos dizê-lo): “eu me abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Ou “eu inicio esta oração... esta refeição... este trabalho... esta viagem.., esta Missa... este terço... em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Não é obrigatório citarmos os nomes da Trindade quando fazemos o sinal da cruz. Podemos fazê-lo em silêncio, mas concentrados no sentido de que pela cruz salvadora queremos atrair bênçãos sobre nós. Alguém também poderia iniciar uma oração, um trabalho, uma refeição etc. dizendo no coração: “eu inicio.., em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, sem fazer o sinal da cruz. 

(Fonte: Pe. Alírio José Pedrini, scj - Revista Brasil Cristão - Setembro 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página