22 fevereiro 2012

"Convertei-vos e credes no evangelho!"


"Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus. Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação".
II Coríntios 5, 20 - 6,2
Eis o tempo de conversão!
Hoje quarta-feira de cinzas inicia-se um novo tempo litúrgico: a Quaresma. Tempo este não de tristeza, mas sim de nos silenciarmos para que possamos ouvir a voz do Senhor, diante de tantas vozes e quem sabe até a nossa mesmo que por vezes nos desvia da caridade, humildade e paciência, para com aqueles que estão ao nosso lado.
"Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” 
Gênesis 3, 19

As cinzas de hoje nos faz lembrar que somos pó e para o pó voltaremos. Nos alerta para a necessidade de não nos apegarmos a este tempo presente e todas as suas superficialidades, e vivenciarmos a partilha e a fraternidade com todos, principalmente com os que mais necessitam.

É um tempo propício também para nos penitenciarmos através de jejuns e orações, dedicando-se maior tempo para estas, e nos mortificarmos em nosso falar e em tudo que ainda nos impede de vivenciarmos verdadeiramente o evangelho.

Todo tempo é tempo de conversão, mas eis que surge um tempo favorável, a Quaresma, para juntos com toda a Igreja possamos rever o nosso agir, pensar e ser, refletindo se estamos nos moldando ou não pelo evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que não é um evangelho de aparência, mais que esteja enraizado em todo nosso existir, ainda que não sejamos cem por cento e ainda que tenhamos nossas limitações, pois Deus conhece os nossos corações.

Que Deus nos abençoe para vivermos uma Santa Quaresma com Deus... nos irmãos e irmãs!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página